segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Indicação de Cinema para Semana: "Cyrano de Bergerac"

Por Oziella Inocêncio

Em 1897, Edmond Rostand criou Cyrano de Bergerac : herói romântico que nutre uma imensa paixão por sua prima Roxane. A história foi levada às telas do cinema em 1950 pela United Artists, sob a direção de Michael Gordon e produção de Stanley Kramer, tendo no elenco José Ferrer como Cyrano, Willian Prince como Christian de Neuvillette e Mala Powers como Roxane. A obra em preto e branco rendeu a Ferrer o Oscar de Melhor Ator pelo seu desempenho. 

Cyrano é gentil, um perfeito cavalheiro, exímio poeta e espadachim.  Contudo, as pessoas veem apenas seus quase sete centímetros de nariz. Conta-se que a equipe do filme necessitou de seis dias para fabricar os moldes da protuberante peça nasal. 

O filme começa em uma grande sala de teatro, onde Cyrano está assistindo um espetáculo de teatro. Descontente com a fraca atuação do ator principal, ele obriga-o a retirar-se de cena após rir dele perante o público. Com o fim abrupto da apresentação, Cyrano paga as despesas da peça, mas ainda assim se vê obrigado a duelar com um desafeto em meio a multidão. Ele conduz o duelo embalado por uma poesia que profere ao rival a cada golpe de espada, vencendo o oponente com tranquilidade. A partir deste pequeno trecho do filme, fica bem claro o talento dele com as palavras. Talento este que utiliza para ajudar Christian de Neuvillette (William Prince) a conquistar o amor de Roxane (Mala Powers), mesmo tendo grande paixão pela prima, que considera inatingível devido a sua aparência.

Neste cenário romântico, entra em cena um novo rival; Antoine, o conde de Guiche (Ralph Clanton), que os envia para Guerra com o objetivo de tirá-los de seu caminho na luta pelo amor de Roxane. A partir daí, o filme conduz o espectador a uma série de aventuras e desventuras com um final surpreendente. Não há quem não se emocione com a história de um herói que de galã não tem absolutamente nada - sua beleza é sua inteligência, coragem e caráter.

Não por acaso, o diretor Michael Gordon reuniu para os papéis principais os atores José Ferrer e Ralph Clanton, respectivamente nos papéis de Cyrano e Duque de Guiche, que já haviam representado os mesmos papéis em 1946 nos teatros da Broadway. Cyrano de Bergerac recebeu outras versões em 1990 com Gérard Depardieu e 2008 em um musical com Kevin Kline. Atualmente, o filme está em domínio público para acesso através da internet e disponível em VHS e DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário